O mundo dos personalizados
Você sabia que o segmento de papelaria personalizada cresce ano a ano desde 2010? Segundo o Infosys, 86% dos consumidores afirmam que a customização incentiva muito mais na hora da decisão de compra. Pense bem: se você fosse presentear um ente querido, escolheria um objeto comum ou um item exclusivo que fosse do jeitinho que seu parente ou amigo gosta? É por isso que muitas pessoas estão optando por artigos criados sob demanda.
Com a alta procura por itens afetivos, a simplicidade se tornou peça-chave para encantar clientes, já que, ultimamente, eles desejam muito mais produtos com valores sentimentais do que artigos luxuosos, mas pobres em significado. Pensando nisso, investir em produção exclusiva é uma estratégia encantadora. Mas, para se destacar, a inovação é o segredo. Por isso, reunimos as melhores dicas para te inspirar!
A busca por personalizados na internet não para de crescer
Como se não bastasse a procura elevada por personalizados, o mercado da área teve um crescimento exponencial devido à alta das vendas on-line impulsionada pelas regras de isolamento social. A tendência mais que dobrou ano passado, aumentando em cerca de 122%, segundo o indicador de e-commerce da Câmara Brasileira de Economia Digital e da empresa Neotrust.
Para acompanhar a onda crescente e aumentar sua produtividade, a tecnologia se torna seu braço direito no preparo dos mais diversos materiais, afinal, é com ela que você conseguirá produzir mais em menos tempo e, consequentemente, levantar uma renda extra. Desde o processo de confecção até a divulgação, os recursos estão cada vez mais facilitadores para atingir novos horizontes.
V enda de personalizados no digital
Aproveitando a onda do e-commerce, os pedidos de papelaria feitos pela internet atingiram a marca de 746,5 mil, segundo o levantamento da Compre&Confie de 2020. Esse número representa um crescimento de 21,3% no setor on-line. A pesquisa ainda aponta que os itens mais procurados foram: livros, calculadoras, canetas e papéis. Isso significa que, de fato, os materiais mais simples se destacaram em meio às possibilidades, reduzindo o valor do ticket médio, mas aumentando a possibilidade de oferecer produtos e serviços de customização em conjunto às buscas mais frequentes.
Áreas da papelaria personalizada
Embora a busca por personalizados seja muito comum, você pode se atrapalhar se tentar abraçar o mundo. Por isso, uma boa estratégia é filtrar sua produção para uma demanda mais específica. Essa tática, além de te ajudar na organização, chama a atenção de um público mais direcionado e a possibilidade de encantá-lo é maior, afinal, você passa a oferecer um atendimento empático.
Veja alguns exemplos de segmentos que você pode adotar:
- a chamar de ?nosso?. A comemoração é, sem dúvidas, uma das mais especiais e exige muita atenção, afinal, noivos são clientes extremamente exigentes. Por isso, o atendimento precisa de muita empatia e atenção para captar todos os desejos que precisam ser materializados em customização. Você pode oferecer a produção de convites elegantes, plaquinhas, cardápios, sinalizadores de mesa, lembrancinhas personalizadas e até itens decorativos artesanais, se a temática do evento for condizente à ideia.
- Material escolar
As crianças adoram mostrar aos coleguinhas seu material escolar novo. Melhor ainda se ele for exclusivo e com as personagens mais queridas da turma! Mas a customização dos objetos acadêmicos não se fecha apenas aos pequenos: universitários e professores também adoram personalizados! A verdade é que os estudos se tornam muito mais prazerosos com itens singulares. Canetas, cadernos, agendas, borrachas, estojos: tudo pode ganhar uma nova cara com materiais baratos e muita criatividade.
- Encomendas personalizadas
Às vezes, tudo que o cliente quer é um presente simples, mas muito afetivo. Por exemplo: no dia dos namorados, é muito comum a comercialização de ursinhos com mensagens de amor. Pensando nisso, você pode confeccionar bonecos, acessórios, canecas e até roupas customizadas atendendo a pedidos exclusivos. Ah, e não se esqueça de criar kits especiais para as datas comemorativas, afinal, são elas que trarão ainda mais pedidos e farão sua produção bombar!
.jpg)
%20(1).png)

%20(1)%20(1).png)
.png?width=1544&name=img-box3(1).png)
.png)
Como explorar materiais simples ? sem desperdício
Assim como você pode segmentar o produto final pensando nas demandas de cada nicho, é possível focar em certos materiais para a sua produção. Assim, além de disponibilizar itens para um público específico, você desenvolve mais técnica e ganha destaque como especialista.
Conforme você vai se aperfeiçoando, é possível agregar outros tipos de materiais ao seu artesanato e oferecer mais versatilidade. No entanto, cada um exige um tratamento específico e alguns cuidados para deixar sua produção ainda mais bonita. Para contextualizar, veja as dicas que separamos para diversos tipos de produção:
- EVA
O EVA é o queridinho da papelaria criativa. O material é colorido, por isso, é muito comum que seja direcionado para personalizar itens infantis e escolares. É possível customizar e encapar objetos planos através de colagens, assim como também pode criar itens mais elaborados e volumosos, como bonecos, acessórios, chaveiros etc.
O material chega em uma placa inteiriça. Embora flexível, se você decidir recortar à mão, terá um baita trabalho e, provavelmente, perderá várias tesouras. Por isso, é recomendado utilizar uma lâmina bem afiada. Você pode optar por um estilete ou, para agilizar o processo, uma máquina de corte, que te garantirá resultados mais precisos. Para fazer colagens, será necessário investir em cola específica para EVA. Já para dobraduras e montagens volumosas, você precisará de régua e, claro, muito treino.
- Feltro
O feltro possui um aspecto aveludado muito elegante. Com ele, você pode forrar peças como almofadas e cadernos, fazer aplicações em roupas ou criar projetos como bonecos e decoração.
Como o material é muito maleável e, se for de baixa qualidade, pode rasgar ou se desfazer. Cortá-lo manualmente traz riscos de menos precisão, então, a máquina de corte é o recurso ideal. Para usá-la, você deve escolher uma esteira de aderência moderada: suficiente para manter a folha bem esticada, mas não tão viscosa para que não fique presa.
Além disso, o feltro precisa de um tratamento impermeabilizante antes de ser manuseado. Para isso, é utilizada a termolina, uma mistura que faz com que o material fique mais resistente, ou o termocolante, adesivo transparente que é aplicado no verso da folha.
- Papel
O bacana do material é evitar o desperdício. Você pode fazer recortes e colagens para enfeitar quadros, porta-retratos, cadernos, envelopes e convites. Outra possibilidade de artesanato são as amadas dobraduras, que exigem papéis específicos.
O papel, dependendo da espessura, é o material mais simples de ser cortado manualmente. No entanto, se sua demanda for alta, esse processo pode te causar prejuízo de tempo e atolamento de tarefas. Sem contar que a variedade do material é gigante, por isso, alguns tipos são mais firmes e difíceis de lidar. Por isso, uma máquina de corte pode agilizar seu trabalho. Para usá-la com papel, assim como o feltro, a esteira não deve ser extremamente adesiva, senão rasgará o material.
Uma tesoura para detalhes e uma régua para medidas exatas são importantes para quem prefere o trabalho manual. Se você fizer molduras e capas, opte por colas bastão, a fim de evitar manchas e marcas no material. A líquida só é ?permitida? caso você utilize papel machê, uma técnica que faz com que as folhas fiquem rígidas depois de mergulhadas em uma mistura de cola e água.
- Vinil Termocolante
Sabe aquela camiseta estampada que você viu na loja de roupas? Dá para fazer através de sublimação. O vinil termocolante é um dos meios mais simples para a técnica, basta cortá-lo no formato desejado, fixá-lo ao tecido e prensá-lo com calor. Usando uma máquina de corte, esse processo fica muito mais fácil e preciso. Para isso, fixe o material à esteira de aderência padrão com o lado do adesivo virado para cima e dê os comandos para o corte.
Por fim, é só fazer as devidas marcações no tecido para que a folha seja posicionada com precisão e realizar o processo de sublimação através de calor, que pode vir até do seu ferro de passar roupas!
- Tecido
Assim como o papel, você pode aproveitar restos de tecido para fazer recortes e colagens desenvolvendo técnicas de patchwork. Além disso, é possível criar artigos como capas de garrafinhas, retalhos para aplicação em roupas, colchas, almofadas ou simplesmente itens decorativos, como quadros e bonecos.
O tecido demanda cortes precisos para não desfiar e ganhar formas retas. Na máquina de corte, certifique-se de que o material esteja muito bem esticado na esteira e ajuste os comandos exatos para um bom resultado. Além disso, assim como o feltro, é necessário o processo de pré-tratamento para garantir mais durabilidade.
Artesanato + Tecnologia: variedade e inovação
Você já percebeu que, para trabalhar com EVA, tecido, papel vinil e feltro, uma mãozinha da tecnologia é indispensável à sua produção. Embora a confecção artesanal seja o foco, se seu objetivo é comercializar produtos, você precisará de mais agilidade nos processos e de resultados que demonstram mais profissionalismo. Assim, o caminho para encantar seus clientes se torna acessível.
Ou seja, contar com tecnologia não significa perder a essência manual que tanto agrada os consumidores. O apoio dos recursos contemporâneos é justamente para aprimorar sua produção artesanal, adiantando os processos de preparo de materiais para que você consiga se dedicar totalmente à confecção. Além disso, sem criatividade, não há equipamento que faça milagre. É por isso que a combinação de Artesanato + Tecnologia é a mistura que fará seu negócio expandir.
Agilizando a produção
Ficou claro que a intenção dos recursos tecnológicos é otimizar a produção e permitir que você se dedique ao que realmente importa, que é o processo criativo e a montagem dos produtos, não é? Mas, como, então, aproveitar os equipamentos disponíveis no mercado em um nicho tão variado?
Como a papelaria personalizada envolve diversos segmentos e materiais, a lista de acessórios tecnológicos para te ajudar na produção é gigante. No entanto, existe um equipamento coringa para todas as opções: uma máquina de corte. Com ela, você pula a etapa de recorte e agiliza a confecção dos seus moldes. Além disso, os retalhos são gerados no tamanho exato, sem desfiados e com precisão.
Como se não bastassem resultados mais rápidos e precisos, lidar com as máquinas de corte não é nenhum bicho de sete cabeças! Veja como funciona:
- Primeiro, você pode criar o desenho que você deseja cortar no software de design que você costuma usar, selecionar opções prontas na memória da máquina ou comprar arquivos;
- Depois, basta enviar o design à máquina através da conexão disponível;
- Se necessário, ajuste detalhes do desenho diretamente na tela da máquina;
- Fixe o material na esteira adesiva;
- Deixe a máquina otimizar seu tempo!
Enquanto sua máquina de corte dispensa o trabalho com réguas, tesouras e estiletes, você pode dar atenção aos processos que realmente importam, como dobradura, costura, sublimação etc.
A tecnologia por trás da versatilidade
A máquina de corte é um poderoso equipamento que suporta diversos tipos de materiais. Basta se atentar à espessura máxima que o equipamento suporta e colocá-lo para agir automaticamente! Além disso, alguns modelos possuem recursos diferenciados, como a opção do meio corte, que permite selecionar apenas a metade da espessura do material - opção indispensável principalmente para quem trabalha com vinil termocolante para sublimação.
Se você pretende incluir algum material diferente à sua produção, com uma máquina específica, não precisará se preocupar com a metodologia de corte dele. A única atenção necessária é se certificar que não sejam colocadas espessuras diferentes ao mesmo tempo da esteira, porque pode prejudicar a lâmina do equipamento, diminuindo sua vida útil. Além disso, é muito importante fazer testes antes de utilizá-la, principalmente se for a primeira vez que determinado material será cortado.
Vantagens de contar com uma máquina de corte em sua produção
Que a tecnologia aumenta sua produtividade, agiliza processos e traz mais resultados, você já entendeu, não é? Mas existem outros benefícios de uma máquina de corte que podem facilitar sua rotina. Veja alguns deles:
- Desenhos e fontes embutidos: se você não tiver tempo para criar designs, pode aproveitar as opções prontas que vêm na memória da máquina!
- Lâmina automática que detecta a espessura dos materiais;
- Versatilidade de conexão para você escolher de qual dispositivo deseja enviar seus arquivos para corte;
- Fácil manuseio e transporte.
É lógico que, para desfrutar dessas facilidades, você precisa conhecer os modelos disponíveis no mercado, porque os recursos variam de um para o outro. Além disso, para uma decisão mais assertiva, avalie suas necessidades e objetivos. Por exemplo, se sua produção é voltada para comércio e seu negócio já atingiu um bom número de clientes, opte por recursos mais elaborados. Por outro lado, se você mantém a papelaria personalizada como manifestação artística, então, provavelmente, não vai precisar de uma máquina de última geração.
Concretize suas ideias com uma mãozinha da tecnologia!
Use e abuse da criatividade colocando seus projetos em prática com a ajudinha de uma máquina de corte. O recurso é indispensável para empreendedores criativos que desejam ampliar sua capacidade de encomendas, porque agiliza a produção, pulando a etapa do corte e permitindo que mais produtos sejam feitos em menos tempo.
Com mais produtos disponíveis, mais clientes são atendidos e seu negócio em papelaria personalizada aumenta! Está esperando o que para empreender com sucesso e criatividade?